La Liga condenou “discurso de ódio” e diz que trabalhará com autoridades após relatos de cânticos racistas para Vini Jr., do Real Madrid.
Real venceu o Atlético de Madrid no domingo e alguns torcedores adversários supostamente cantaram músicas racistas.
Isso ocorre depois que Vinicius, disse que “a felicidade de um negro brasileiro na Europa” estava por trás das críticas recentes.
“Nós denunciamos todos os incidentes dentro e fora dos estádios”, disse um porta-voz da La Liga.
“Trabalhamos com os clubes para manter nosso futebol amigável e agradável”.
O porta-voz acrescentou: “Discurso de ódio não tem lugar na La Liga e sempre trabalhamos com os clubes e as autoridades para identificar e levar à justiça qualquer caso desse tipo”.
A comemoração de Vinicius após o gol, em que ele dança, atraiu comentários de especialistas na Espanha recentemente.
O agente Pedro Bravo disse durante uma discussão na televisão espanhola sobre Vinicius que “na Espanha, você tem que respeitar os rivais e parar de bancar o macaco”, levando a acusações de racismo. Desde então, ele se desculpou.
Vinicius marcou cinco gols em oito jogos pelo Real Madrid até agora nesta temporada, listou outras estrelas que dançaram em suas comemorações em um comunicado nesta sexta-feira.
“Há semanas, algumas pessoas começaram a criticar minha dança. Mas a dança não é só minha”, disse ele.
“São de Ronaldinho, Neymar, [Lucas] Paquetá, [Antoine] Griezmann, João Félix, Matheus Cunha… mundo.
“Dizem que a felicidade incomoda. A felicidade de um brasileiro negro fazer sucesso na Europa incomoda muito mais. Mas minha vontade de vencer, meu sorriso e o brilho nos olhos são muito maiores do que isso.”
Vinicius foi apoiado por várias estrelas do futebol brasileiro nas redes sociais, incluindo Pelé e Neymar, enquanto o Real Madrid também divulgou um comunicado condenando os comentários do especialista na sexta-feira.
As críticas e o racismo não impediram Vinicius e seu companheiro de seleção Rodrygo de dançar depois que este marcou o primeiro gol no Wanda Metropolitano na vitória do Real Madrid por 2 a 1.