Andriy Shevchenko, lenda do futebol ucraniano e ex-técnico de seu país, presenteou Robert Lewandowski com uma braçadeira de capitão com as cores da Ucrânia e pediu que ele a usasse na Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
O ex-atacante do Dínamo de Kiev, Milan e Chelsea expressou assim sua gratidão e a de seus compatriotas ao capitão da Polônia por seu apoio e de seu país após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O atacante do FC Barcelona já usava uma braçadeira ucraniana na época passada num jogo como capitão do Bayern, imagem que correu o mundo.

Getty Images
Foi o primeiro sábado após o ataque russo na Ucrânia, no Eintracht Frankfurt-Bayern da Bundesliga, disputado em 26 de fevereiro. “O mundo não pode aceitar o que está acontecendo lá. Espero que o mundo inteiro apoie a Ucrânia”, disse ele.
Além disso, ele se posicionou contra a Rússia em março com a seguinte declaração: “Tudo que é bonito no esporte é contraditório com o que a guerra traz. Para todas as pessoas que valorizam a liberdade e a paz, este é um momento de solidariedade com as vítimas da agressão militar contra a Ucrânia. Como capitão da seleção polonesa, falarei com meus companheiros sobre a partida com a Rússia para chegar a uma posição comum sobre o assunto e apresentá-la ao presidente da Federação Polonesa de Futebol o mais rápido possível”.
“Esta braçadeira simboliza para mim muitas emoções relacionadas ao meu país. Agradeço a você e toda a nação polonesa por apoiar meus compatriotas”, explicou Shevchenho na cerimônia, colocando a braçadeira no braço do atacante do FC Barcelona.